Usando elementos de decoração e móveis descartados que encontra pelo caminho, o projeto Set in the Street, criado pelo artista californiano Justin Bettman, leva cenas comuns do dia a dia de uma casa para as ruas de Nova York, Moscou e Berlim. E o melhor: o público pode usar o cenário para criar suas próprias fotos.
Como você descreve seu trabalho?
Minha arte tem sempre um elemento narrativo, seja em um ambiente maior, externo ou em um retrato de estúdio.
Que lugares você frequenta e o que gosta de ver quando está em busca de inspiração?
Infelizmente, acho que é difícil ter inspiração - às vezes ela vem, às vezes não. Mas quando quero me inspirar tento me exercitar e fugir do mundo digital, para ver onde minha mente me leva.
Você acredita que no mundo atual todos têm ferramentas para se tornar um artista?
Com certeza! É tão incrível o que você pode fazer com um iPhone, luz natural e uma boa direção de arte. Hoje é possível fazer até retoques no iPad!
Como viver em Nova York influenciou sua arte?
Como moro aqui, sou o tempo todo estimulado e cercado por cultura. É incrível a quantidade de arte a que estou exposto, quer esteja procurando por uma galeria ou quando me deparo com arte de rua ao lado de um prédio.
Qual o material mais estranho que você já encontrou na rua?
Uma cabeça de veado falsa que fala!
TV, música, cinema, o dia a dia... O que inspira seu trabalho?
Cinema e TV são duas das minhas maiores inspirações. Desde que comecei a fotografar, sempre fui atraído pela luz e como ela é usada para captar o olhar dos espectadores. Peguei “emprestadas” várias técnicas de iluminação do cinema e as apliquei nas fotos.
Entre os trabalhos que já criou, qual o seu preferido?
Eu tenho muito orgulho de todo o projeto Set in the Street.
Como é seu trabalho e quanto tempo você leva para produzir uma cena?
Pode demorar de uma semana a alguns meses, dependendo de como estou focado em encontrar os materiais e criar a cena. Geralmente já tenho uma ideia de que tipo de ambiente quero criar, seja uma sala de estar, de jantar, um quarto, um banheiro, etc. Então tento ver quais materiais e mobília consigo encontrar que se encaixem naquela sala e qual paleta de cores começa a se formar. A partir daí, tento encontrar acessórios menores que funcionem e elevem a ideia geral do conjunto que quero criar. Neste ponto, seleciono temas e tento encontrar um lugar para eles. Por fim, monto o cenário no meio da noite, fotografo durante o nascer do sol e depois deixo para o público interagir nas redes usando a hashtag #setinthestreet.
O que é arte para você?
Arte para mim é criar algo que cause uma reação emocional nas pessoas.
Você acha que a arte pode mudar o mundo?
Eu não sei se pode, mas tudo o que podemos fazer é tentar :).