A ativista ambiental carioca Fe Cortez é a idealizadora da plataforma Menos 1 Lixo, que promove educação ambiental e discussões sobre sustentabilidade, e proporciona dicas práticas para o dia a dia. Defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, ela luta por um mundo mais justo, em harmonia com o nosso planeta.
Porque é tão importante educar as pessoas sobre o problema do lixo?
Há um déficit de educação muito grande no Brasil e em vários lugares do mundo, e ainda temos um número enorme de analfabetos funcionais. Ao mesmo tempo, a indústria gasta bilhões em propaganda, incentivando as pessoas a consumirem mais e mais, porém elas não estão sendo educadas sobre o que acontece com todo esse lixo depois. O lixo é um problema ambiental seríssimo, portanto, se queremos que a vida no planeta floresça, precisamos repensar nossos hábitos e o que acontece no pós-consumo.
Quais mudanças você fez na sua vida em prol da sustentabilidade?
Depois que comecei a estudar sobre o assunto, mudei tudo. A principal mudança foi na minha profissão: virei ativista ambiental. Minha relação com a moda também mudou, e parei de acreditar no look do dia e de ser refém de tendências. Além disso, transformei meus hábitos alimentares, passei a comprar produtos de pequenos produtores, consumir orgânicos, carregar meu copo reutilizável e, no meu dia a dia, uso bem mais bicicleta do que qualquer outro meio de transporte.
Porque o consumo consciente é tão importante?
Hoje o consumo consciente é o novo voto. Temos mais poder com a nossa carteira do que nas urnas. Vivemos um panorama mundial em que os governos estão vendidos para lobbies e as pessoas eleitas para advogar pelo bem-estar da população na verdade criam muitas leis que beneficiam uma pequena elite de empresários – vide a liberação de agrotóxicos no Brasil. Quando praticamos o consumo consciente mostramos para as empresas o que elas precisam fazer para continuar merecendo o nosso dinheiro, que é de fato uma das principais armas para mudar a cadeia produtiva das empresas e a relação delas com o meio ambiente.
Você produziu a websérie “Desafio Armário Cápsula” com o apoio da C&A. Quais os benefícios e desafios de se ter um armário cápsula?
O armário cápsula é um guarda-roupa inteligente. Com ele você perde muito menos tempo se arrumando, gasta muito menos dinheiro, não fica refém da moda, e usa mais a criatividade para montar os looks. Ele te ajuda a ter só aquilo que você realmente ama. A maioria das mulheres usa vinte por cento de suas roupas em oitenta por cento do tempo, então por que ter tantas peças? Eu ainda mantenho meu armário-cápsula, e pretendo seguir com ele por um bom tempo por que é muito libertador e funcional, tudo combina com tudo e se adapta ao meu estilo.
Como você imagina o futuro?
Eu imagino um futuro em que os seres humanos relembrem que são a natureza, e entendam que todos os seres que habitam esse planeta são parte da teia da vida. Somos só mais uma espécie aqui e não temos o direito de dominar nenhuma outra, por isso temos que repensar nossas decisões e de fato criar um planeta em que a abundância seja vivida por todos. Eu imagino um futuro em que a gente se lembre o que é ser humano.