Inovação circular em tecidos e moda
A inovação circular na moda só pode ser alcançada por meio da criação de um ecossistema industrial renovado por infraestruturas interconectadas, assim como um imaginário coletivo totalmente novo
Observando as declarações da indústria de moda e suas campanhas de marketing, fica quase óbvio que o futuro da moda e de seus materiais está ligado à “circularidade”. O termo refere-se à teoria da economia circular, que prevê a aplicação de sistemas circulares fechados e métodos eficazes de reciclagem para a indústria como um todo, com o objetivo de evitar a perda de valor de materiais brutos e reduzir a geração de lixo. Nos últimos dez anos, a economia circular conquistou a reputação de melhor prática como estratégia sustentável para muitas e diferentes indústrias. Sua realização está se transformando em cálice sagrado para as equipes de responsabilidade social das empresas e para agências especializadas em sustentabilidade ao redor do mundo.
Analisando a vanguarda da moda circular durante minha residência no Victoria and Albert Museum em Londres, no ano passado, tive a oportunidade de estudar a incrível ascensão dos procedimentos industriais de ponta na aplicação de diferentes tecnologias têxteis e de confecção de roupas. Desde biotecnologias sintéticas para a produção de biomateriais até o uso de nanotecnologia na criação de novas infraestruturas de transparência, há um extenso espectro de inovação que definitivamente moldará a maneira como fazemos e entendemos a moda num futuro próximo.
Minha pesquisa sobre o futuro da moda em conexão com o termo “circularidade” veio da convicção de que todas essas novas aplicações tecnológicas carregam grande potencial para romper o atual sistema linear de produção, com o objetivo de fechar os ciclos industrial e de consumo.
A criação em laboratório de componentes orgânicos, como bactérias e proteínas, pode ser usada para criar materiais biológicos que não são encontrados no mundo natural. Esse tipo de ciência é chamada biologia sintética, e um de seus usos mais comuns na moda atual é a fabricação do “couro de cogumelo”, ou couro de micélio. As células do micélio crescem em condições especiais com a adição de nutrientes e amido. O desenvolvimento desse tipo de cogumelo resulta em uma rede 3D que é a estrutura básica do material. Por meio de compressão, a estrutura intercelular torna-se uma folha 2D que, combinada a outras camadas, forma um material sólido, com consistência similar à do couro bovino.
Outro exemplo fascinante de material inovador que resulta da biologia sintética é a micro seda fabricada pela Bolt Threads. Essa fibra alternativa à seda comum é produzida através do processo de fermentação da seda da aranha, graças a uma proteína que existe em sua rede. O método utiliza apenas recursos renováveis como levedura, açúcar e água. Os atributos finais do tecido – sua resiliência, elasticidade e cor, por exemplo – podem ser trabalhados diretamente no nível proteico pela bioengenharia, prometendo uma redução considerável do uso abusivo de químicos em seu futuro processo de produção.
A circularidade desses biomateriais está embutida nos seus ciclos de produção, que normalmente têm sistemas circulares fechados para a reciclagem de água e de componentes químicos. Além disso, esses materiais, em seu estágio de produção, são completamente biodegradáveis, uma vez que são feitos unicamente de componentes orgânicos.
No entanto, esses materiais realmente nos levarão a futuros circulares, se forem produzidos no atual sistema linear? Em outras palavras, a biologia pode fazer melhor? As doutoras Daisy Ginsberg e Natsai Audrey Chieza, duas pesquisadoras do assunto no Reino Unido, refletem sobre essa questão no artigo Outros Futuros Biológicos. Se essas tecnologias continuarem a ser trabalhadas dentro dos atuais padrões financeiros e de consumo da indústria de fast fashion, onde está o seu real potencial disruptivo? De fato, o risco é que “[...] talvez nós apenas troquemos nossa dependência de petroquímicos por outras matérias primas à base de carbono, como o açúcar para a produção de materiais”, disseram Ginsberg e Chieza. Durante minha pesquisa, eu esperava constatar o lento porém sólido progresso de um sistema baseado em valores avançados para a indústria da moda. Imaginei esse sistema combinando o uso da tecnologia e da digitalização com benefícios sociais e o empoderamento das pessoas. Em vez do que presumia, percebi que não pode haver uma disrupção sistêmica, uma transição circular ou benefícios sociais se essas novas tecnologias não conseguirem encontrar sua dimensão social e política para mudar as estruturas lineares em que estiverem inseridas.
Sinergias e interconexões são a chave da economia circular. A urgência contemporânea de entender o lixo como matéria valiosa levou ao surgimento de soluções criativas, baseadas na cooperação e na simbiose entre diversos setores. Um exemplo na indústria da moda é a Orange Fibre italiana: um tecido criado a partir da transformação de cascas de laranja em massa de celulose. As cascas de laranja são um descarte da indústria de suco, são geradas e dispensadas em grandes quantidades.
A fibra de laranja não é apenas uma maneira de reduzir esse tipo de desperdício, mas também de criar um círculo estendido. Uma vez transformado em massa de celulose purificada, o material pode originar fios de acetato ou viscose e ser usado em combinações com outras fibras têxteis na produção de tecidos inovadores.
Esse tipo de estratégia é essencial para que a indústria da moda prospere em curto e longo prazo. Ao mesmo tempo, com um produto como a Orange Fibre, testemunhamos as limitações atuais da Economia Circular. Na verdade, como a massa de celulose pura criada durante a primeira transformação química é completamente biodegradável, um grande número de substâncias químicas ainda poderiam ser usadas na produção dos tecidos ou nos seus processos de tintura e finalização. Além disso, a biodegradabilidade e a reciclabilidade da Orange Fibre podem ser extremamente difíceis se seus fios forem misturados a outros tipos de fibras, como as sintéticas, por exemplo.
Muitos dos produtos têxteis chamados hoje de circulares são, na verdade, apenas potencialmente circulares. Outros produtores de fibras de celulose, como a Lyocell, enfrentam o mesmo tipo de problema: mesmo que a massa de celulose criada no início do processo de produção possa ser considerada totalmente biodegradável, a biodegradabilidade do produto final depende muito de decisões tomadas adiante sobre o uso de componentes químicos, mescla de fibras e técnicas de finalização.
Tais informações específicas, essenciais para a reciclagem de tecidos e para fechar de fato os círculos industriais, são difíceis de serem detectadas nos estágios mais avançados dos produtos finais. O desenvolvimento de tecnologias especiais e infraestrutura capazes de assegurar uma transparência abrangente em cada etapa da produção de moda é essencial para inserir a indústria na economia circular. Um avanço positivo nessa direção pode ser encontrado nas soluções digitais propostas pela companhia circular.fashion, de Berlim. Elas buscam criar transparência tanto para o consumidor final quanto para a indústria de reciclagem, usando uma plataforma online ligada a um sistema de código QR. Marcas de moda podem usar a plataforma para registrar todas as informações importantes sobre as roupas que produzem. Essas informações são coletadas em um banco de dados online e conectadas a um código digital, o Circularity.ID, aplicado diretamente na etiqueta de cuidados da peça. O poder disruptivo desse produto digital é a infraestrutura que ele estabelece entre os centros de triagem têxtil e as empresas de reciclagem correspondentes. Por meio do ID digital, os profissionais de triagem podem facilmente identificar os materiais usados em roupas de segunda mão e enviá-los aos parceiros corretos para reciclagem. Assim, a circular.fashion constrói uma nova ponte entre diferentes atores do sistema, antes desconectados. Aí está a mágica de se reinventar o sistema.
A inovação circular na moda só pode ser alcançada por meio da criação de um ecossistema industrial renovado por infraestruturas interconectadas, assim como um imaginário coletivo totalmente novo. Um olhar para o futuro precisa incluir a colaboração proativa dos stakeholders ao longo da cadeia de valores da moda e ao redor dela. Se a indústria da moda conseguir criar um novo conjunto de valores baseados em práticas colaborativas e no compartilhamento do conhecimento e do capital financeiro, ela tem o potencial de tornar-se um dos maiores setores da economia circular globalmente.