Ponto de Partida #2

Quando falamos em futuro sustentável, a imagem que vem à mente é logo a de uma utopia solarpunk onde a humanidade solucionou todos os desafios contemporâneos que nos trouxeram para esses tempos de crise climática. Tecnologias incríveis, mudanças de hábito, processos produtivos sem desperdício e poluição… Seria um sonho?

É fato que o futuro reserva uma série de possibilidades. Entre estratégias para um desenvolvimento sustentável em 2030 e até mesmo a expectativa de neutralidade carbônica em 2050, a pergunta que fica é: o que realmente tem sido feito no presente? O que estamos fazendo hoje, para chegarmos nesse tão sonhado amanhã?

Foi com isso em mente que, para esta segunda edição, reunimos pessoas, iniciativas e empresas que estão genuinamente dedicadas a criar um presente mais sustentável. Ideias e projetos que estão impulsionando a transição para a economia circular, contribuindo para uma produção mais responsável, para o consumo consciente, a transparência e a valorização dos recursos naturais do planeta.

Abrindo a edição, na seção Quem Entende, aprendemos mais sobre regeneração com a Carol Piccin, do Materia Lab Design, seguida pelo 10/10, com o bate-papo sobre economia circular e metodologia cradle to cradle, com Carla Tennenbaum, do Ideias Circulares. Já no Cidade Viva, Gaía Passarelliconta a história de Fábio Miranda e seu projeto de sustentabilidade no Jardim Nakamura, periferia de São Paulo. Em Proposta Criativa, apresentamos a Moss e a Nude, duas empresas que vêm fazendo a diferença quando o assunto é sustentabilidade. Por fim, em Papo de Balcão, Mari Sciotti fala sobre a cozinha de vegetais de seu restaurante, Quincho, seguida pelas dicas culturais de São Paulo com o Roteiro SP. Vale também conferir os editoriais e conhecer as marcas de DNA brasileiro e alma sustentável que vêm transformando o mundo da moda com transparência e um olhar para o futuro.

São essas algumas das pessoas que, através de ações e soluções do dia a dia, nos aproximam desse tão sonhado futuro - além de trazerem atenção para problemas ainda muito ignorados pelas grandes indústrias e políticas públicas. Esperamos que esta edição sirva de inspiração para quem também quer colaborar na construção de um amanhã possível para todos. Boa leitura!

Por Mariana Lourenço & Gabriela Splendore

Previous
Previous

Ed.2 - Presente Sustentável

Next
Next

Quem Entende com Carol Piccin